Marina Pacheco nasceu em Lisboa, em 1985. Aos oito anos, por convite da RTP através dos Pequenos Cantores da Maia, representou Portugal, no concurso italiano “Zecchino D’oro” - música do maestro Vítor Dias - ficando entre os primeiros classificados.
Iniciou os seus estudos musicais na Maiorff, na classe de canto de Pedro Telles. É licenciada em Canto pela ESMAE, sob orientação de Oliveira Lopes. Actualmente, frequenta o último ano do Mestrado em Performance Musical na UCP, onde trabalha com António Salgado e Sofia Serra.
Participou em masterclasses com Fernanda Correia, Jose Antonio Campo, Tom Krause, Ambra Vespasiani, Ettore Nova, Laura Sarti, Luciana Serra, Enza Ferrari, Pat McMahon, Susan McCulloch e Francisco Lázaro. Frequentou também os cursos "Abingdon Summer School for Solo Singers" (Inglaterra), "Ticino Musica" (Suíça), "Academia di Canto Lirico Luciano Neroni" (Itália) e “Pedagogia e Didáctica Vocal para a Voz Infantil”, com Leonor Pereira.
No âmbito da ópera foi Teresa em "Amor de Perdição" de João Arroyo, Sibila na estreia internacional de “Auto de Coimbra” de Manuel Faria, Susanna em “As bodas de Fígaro”, de Mozart e Maria na versão portuguesa de “Hänsel und Gretel” de Humperdinck, tendo trabalhado com os encenadores Norma Silvestre, António Durães, Jorge Loureiro e Marcos Barbosa.
Actuou na inauguração da Casa da Música no Porto e foi uma das cantoras convidadas para o Concerto de Homenagem a Francisco Monteiro, no Rivoli, em 2005.
Foi solista na estreia nacional do “Requiem” de G. Donizetti, no “Requiem” e “Missas Brevis” de W. A. Mozart, na “Oratória de Natal” de Saint-Säens, "Cantatas BWV 21 e 122" de Bach e na Missa “Ouro de Minas” de Lobo Mesquita, com os coros de S. Tarcísio, Polifónico da Lapa, Mille Voci, Portogalante e CCSJM. Colabora frequentemente, como solista, com as igrejas da Lapa e da Trindade, no Porto.
Actuou com a orquestra Sinfonieta da ESMAE, Sine Nomine, Orquestra Artave, Opera Ensemble, Orquestra do IPV e Ensemble do CMP, dirigida pelos maestros António Diogo, António Saiote, Emílio de César, Filipe Veríssimo e Jairo Grossi.
Foi solista na banda sonora da peça “Sozinha em Palco” do encenador William Gavião, com apresentações em Cabo Verde e Portugal. Fez parte do elenco da peça de teatro “Me Ama”, de Walney Costa, com encenação de William Gavião.
É membro dos projectos “Vozes em Recital”, "PORTUvocal Ensemble" e "Gala Lírica" sob direcção artística de Pedro Telles, José Corvelo e José Lourenço/Melissa Fontoura, respectivamente. Integra projecto artístico "João e Maria e a Casinha de Chocolate" da Associação Cultural “Contos com Voz” e o projecto "Gala de Ópera" da "Engenho das Ideias".
Cantou em directo para a Antena 2. Estreou a peça Segunda-Feira de Fernando Lapa e gravou três canções de compositores portugueses para o Livro/Cd "Revisitar, Descobrir Guerra Junqueiro.
Integrou a comissão de jurados do Festival da Canção de São João da Pesqueira.
Recebeu Prémio para finalista mais jovem no Concurso Internacional de Canto Lírico Luciano Neroni, em Itália.
Arquivo do blogue
domingo, 4 de julho de 2010
Recital na UCP
Recital Final de Mestrado
Marina Pacheco & Joana David
16 de Julho de 2010 21h30 Sala de Orquestra da UCP
Sem comentários:
Enviar um comentário